É possível vencer a timidez?!


Quem não lembra das mãos frias ou do coração palpitante quando estava prestes a apresentar um trabalho no colégio?  E quando tinha a sensação de que todos estavam te observando? Pois é! Esse sentimento de timidez não é privilégio das pessoas introvertidas. Os extrovertidos também o experimentam, pois está relacionada a estar bem consigo mesmo; porém, quando esse sentimento o incapacita ou priva em determinados acontecimentos, algum transtorno de ansiedade pode está instalado.

A timidez pode ser definida como um acanhamento, desconforto ou inibição e está relacionada a um medo irracional de falar, ser humilhado ou ignorado, podendo ter suas causas na extrema sensibilidade, insegurança, perfeccionismo ou ausência de habilidades sociais, sendo importante a compreensão das causas para superá-las. Interfere na realização dos objetivos e caracteriza-se pela excessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos das outras pessoas.

Existem algumas formas eficazes para conhecer e superar a timidez: a compreensão e a frequência com que ela se manifesta e a quais acontecimentos está relacionada; o autoconhecimento, identificando as qualidades e as virtudes que pertence apenas a você, ou seja, conhecer seus pontos fortes; aprenda a gostar de você e faça as coisas que gosta e sente prazer; alivie a ansiedade com a sua respiração; seja positivo e afirmativo na construção de seus pensamentos, e acima de tudo, aceite a possibilidade de ser contestado, pois as pessoas pensam, sentem e agem de formas diferentes, não significando, dessa forma, que “ser rejeitado” é um ataque pessoal.

E como tudo na vida é um grande aprendizado, estejamos nós preparados para conviver com as diferenças. Isso é uma grande vantagem! Deixando solto, o amor alcançará.

Rita Reis é psicóloga. Sua coluna "Deixando Solto" traz temas da realidade que nos leva à reflexão. Mande sua sugestão de tema em contato e no campoassunto  coloque "Para: Ritinha - sugestão de tema". Saiba mais sobre Rita na página da equipe e acompanhe o blog para ver mais textos desta diva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design