A linguagem corporal expressa nossos sentimentos


Nossa forma de comunicação vai além das palavras, escritos e gestos: O nosso corpo também se comunica por meio dos movimentos, que funcionam como confissões explícitas de nossos sentimentos. E mesmo que as palavras proferidas e os gestos sejam positivos, se não estiverem em harmonia com o que sentimos, nosso corpo "denuncia".

Agimos como gostaríamos de ser, mas reagimos como de fato somos, ou seja, os sinais do corpo podem reforçar as palavras, contradizê-las ou até mesmo substituí-las. Mas nossa linguagem corporal não diz sempre a mesma coisa para todas as pessoas, porque temos personalidades diferentes, ainda que utilizemos os mesmos gestos, posturas ou expressões.

Reflitamos aqui que o importante é ser autêntica e deixar o corpo transmitir aquilo que os sentimentos falam, abrindo assim a possibilidade de mergulhar em nossas emoções. Quando não assumimos o que, de fato, sentimos, nosso corpo adoece e nos fechamos para um novo olhar interior: se sou quem sou, para quê ser quem não sou?

Em nosso cotidiano, fica fácil "camuflar" os sentimentos através dos gestos, do movimento corporal ou das respostas dadas aos questionamentos. Muitas vezes não estamos de bem com a vida, satisfeitas ou alegres, e sem nem precisar de explicação alguma, já se traduz em nosso olhar, nas atitudes e no humor que algo não vai bem. Mas nossa vida acontece como as estações do ano, que ora o vento forte passa como um furacão, ora a luz do sol brilha mostrando que no amanhecer está a esperança. Então, seja qual for a estação que você está vivendo, apegue-se a coisas positivas, a um bom livro, a um gostoso papo com amigos. O corpo agradece e saberá recompensar através da saúde física e mental, e claro, deixando transparecer aquele sorriso no rosto indicando que você está pronta para a próxima estação.

Corpo e mente em harmonia é a verdadeira melodia musical. Sinta seu corpo e deixe seu corpo sentir você! Deixando solto, o amor alcançará!  



Rita Reis é psicóloga. Sua coluna "Deixando Solto" traz temas da realidade que nos leva à reflexão. Mande sua sugestão de tema em contato e no campoassunto  coloque "Para: Ritinha - sugestão de tema". Saiba mais sobre Rita na página da equipe e acompanhe o blog para ver mais textos desta diva! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design