Nada como uma boa conversa


Quem não aprecia um bom papo, uma boa conversa, um diálogo franco? Pois é! Isso nos faz interessar pelo assunto que nem percebemos a hora passar, pois o contato está tão interessante que “beber dessa água” nos sacia.

Mas precisamos aprender a interagir nesse encontro: saber ouvir, silenciar, perguntar quando não entender, mostrar interesse e falar calmamente ajuda na intimidade do momento, caso contrário, a vontade é sair correndo ou mudar a direção quando esbarrar na pessoa novamente.

E como o diálogo e a conversa acontecem em um encontro, precisamos deixar marcas e gostinho de quero mais, fazendo de cada um de nós pessoas agradáveis. Para isso é muito importante deixar longe a autopromoção, o autoelogio, pois melhor que a nossa própria propaganda, mais interessante é ser uma pessoa melhor a cada dia, pois dessa forma, o reconhecimento vem de forma natural.

Um fator importantíssimo no momento do encontro, do diálogo, é a atenção total à pessoa com quem estamos partilhando as ideias. É desrespeitoso e desagradável quando alguém fala e você interrompe indelicadamente, pois caracteriza desinteresse e contraria o verdadeiro sentido da palavra comunicação, que significa repartir, ação em comum, “ação que requer troca e opinião”.

Portanto, saibamos ser boas companhias e aprendamos a nos comunicar, aperfeiçoando nossos diálogos e estreitando nossos relacionamentos, transmitindo assim uma verdadeira harmonia na arte de estar com alguém. Claro que isso é possível, é sentido, é ouvido, é tocado, pois deixando solto, o amor alcançará!

Rita Lima é psicóloga. Sua coluna "Deixando Solto" traz temas da realidade que nos leva à reflexão. Mande sua sugestão de tema em contato e no campo assunto  coloque "Para: Ritinha - sugestão de tema". Saiba mais sobre Rita na página da equipe e acompanhe o blog para ver mais textos desta diva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design