Jogo de sinais


Positivo com positivo é positivo, negativo com negativo é positivo e positivo com negativo também é positivo. Essa é minha nova filosofia de vida. Já perdi muito tempo dando valor ao lado ruim das coisas, me lamentando porque algo não saiu como eu queria e bancando a vítima até que cansei daquele mesmo sentimento de fim-do-mundo.

Assim como na matemática, ser positivo é um exercício. É preciso que vejamos além. À medida que crescemos, vamos percebendo que a tendência é que as coisas não aconteçam como gostaríamos. Podemos, então, nos comportar como crianças, correr pra cama e ficar chorando até esquecer o que aconteceu ou podemos resolver amadurecer. A ciência já derrubou o "eucentrismo" e disse: "a Terra gira em torno do Sol" (não de você), então precisamos aproveitar essa energia para não nos perdermos em um desses giros.

Mas voltando para o jogo de sinais, para qualquer cálculo a regra é a mesma: tudo - tudo - tem um lado positivo. E a partir dessa regra, desenvolvemos toda a nossa vida com uma nova razão. Eu aprendi a sempre olhar para o lado positivo das coisas quando há muito tempo estava com problemas e fui convidada a sair daquela inércia de lamentar-se por tudo o que estava acontecendo e encontrar o lado bom daquela situação gigantesca. Quando realmente parei e peguei cada ponto negativo pra retirar dali alguma coisa boa (e não foi assim tão fácil), vi que toda a minha vida poderia ser diferente se eu fosse mais positiva. Levei um tempo para aprender a calcular essa matemática da vida, mas depois que peguei a manha foi como andar de bicicleta: um exercício que a gente jamais esquece. E se tornou um vício.

Agora já é natural. Deixei o negativismo de lado e desaprendi como é olhar para as situações de uma forma triste. De tudo o que acontece na minha vida eu extraio alguma coisa boa, nem que seja somente a lição que um momento difícil me traz. Com certeza, depois disso minha mente se abriu para as mais variadas experiências e aprendizados, minha vida deu um salto, um giro, uma volta completa, na verdade. Estou girando em torno do Sol, e assim, me mantenho sempre aquecida e positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design