Evoluir é abraçar o novo


O novo me encanta. Dizem ser um problema essa fascinação pelas novidades, e talvez até me faça esbarrar nas boas velhices da vida, mas me permite ser uma pessoa flexível e isso é essencial para a sobrevivência de qualquer ser humano do planeta.

Sim, me sinto uma pessoa provisória. E sou. Cresci aprendendo que tudo passa, que nada na vida é permanente e que não devemos nos prender ao agora (muito menos ao passado). Então as mudanças foram sempre bem vindas no cenário da minha história.

É preciso que sejamos pessoas flexíveis sim. Todos nós. Quem não tiver a simples capacidade de se moldar nas diversas situações da vida, facilmente cai em uma doença como a depressão, afinal, a vida não é um conceito que a gente segue, mas que a gente constrói. Difícil é quando as mudanças não acontecem como a gente queria, mas elas acontecem e não é algo que possamos controlar, por isso, precisamos ser flexíveis.

A adaptação é essencial para nossa sobrevivência, como o próprio Charles Darwin observou. Isso sempre esteve muito forte em nós, seres vivos. Para viver, precisamos nos adaptar, nos transformar, nos moldar, nos valer. Evoluir é abraçar o novo. Assim, observamos no que vivemos hoje (e sempre) que o  melhor não é o mais forte, mais inteligente, mais rico, mais poderoso, e sim, aquele que melhor se adapta às circunstâncias da vida.

É preciso que levemos conosco a leveza do novo. Ser leve é esvaziar a bagagem de certezas, ceticismos e rotinas e abraçar sempre o novo. É não resistir às transformações e encarar de uma forma saudável as mudanças, mesmo que elas representem um "regresso" para nós. Adaptar-se é sugerir um novo sorriso a cada mudança, e assim, seguir cantando "a beleza de ser um eterno aprendiz" porque a vida... "é bonita e é bonita!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design