Como ser luz como ela


Ela é luz. Seu sorriso inflama, seus olhos brilham e sua alma reluz. Sua história começou quando ela conheceu Bartolomeu, um menino de 21 anos que já fora morador de rua e lutava contra as drogas. Ele queria uma vida melhor. Ele vestia uma blusa pólo, seu cabelo estava arrumado e ele contava sobre seus sonhos.

"Eu quero fazer faculdade de psicologia.", ele disse. "É meu sonho, e depois vou querer casar com uma mulher bonita e ter três filhos"

Ela estava esperando o resultado do vestibular, queria fazer publicidade e propaganda e o olhou, com a camisa meio velha e os olhos cheios de esperança e resolveu ser igual.

Então, ela trocou os pensamentos negativos por positividade e resolveu ver a vida sob um novo ângulo. Abriu a janela do quarto e deixou a luz entrar no seu coração. Fez anotações em um papel cor-de-rosa e colou ao lado da sua cama:

- Agradecer pelo dia todos os dias (e todas as coisas boas nele)
- Sorrir
- Aprender a filtrar o que as pessoas falam

Levar a vida assim, ficou melhor.

Quando a gente agradece as coisas boas que tem e pelo dia que nasce, a gente valoriza esses detalhes das nossas vidas que a gente não percebe. A tendência do ser humano é só perceber aquilo que falta ou está errado, e por isso, deixamos de ser luz, porque só enxergamos a escuridão ao nosso redor. Mas a a partir do momento que destacamos o que de bom acontece na nossa vida, mesmo quando as coisas negativas chegam, a gente já está lembrado das graças que vivemos.

Ao sorrir, a gente cria uma barreira contra o negativismo, aquilo que é ruim e destrutivo. Sorrir é contagioso e pode mudar o seu dia e o dia de outra pessoa. Por isso ela estabeleceu aquilo como meta.

Por último, mudou sua vida saber filtrar o que as pessoas falam. Primeiro, porque repito: temos a tendência de não destacar aquilo que está dando certo, apenas o que precisa ser melhorado, o que está ruim. Então as pessoas tendem a falar mais coisas negativas sobre nós, e não podemos absorver a negatividade. Além disso, existem pessoas que não são luz, e acabam por enfraquecer a nossa, se deixarmos que a escuridão entre. E ainda sabemos que existem pessoas ruins que só querem nos atingir e colocar pra baixo, pois nem todo mundo sabe lidar com a luz do outro. E por isso, filtrar o que as pessoas falam - absorvendo as sugestões que lhe fazem melhor, mas expulsando de si aquilo que não vem pra somar, fez da vida dela uma experiência melhor.

E ela é luz. E jamais esqueceu aquele jovem que queria fazer psicologia, mas já entrara na mente humana com sabedoria e transfiguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design