Não leve essa culpa


A culpa nos faz carregar pesos que muitas vezes não são nossos. De pouquinho e pouquinho a gente vai levando nas costas o que parecia ser leve, mas que uma hora machuca, dói, sufoca. Chega um momento que pesa tanto que a gente começa a não aguentar mais ficar de pé. Murcha os ombros, depois vai ficando corcunda até que a gente não levou nenhuma queda brusca, mas nos vemos jogados no chão.

Eu percebi isso em um momento da minha vida que tava acontecendo tanta coisa na minha vida, mas eu não sentia vontade de explodir. Pelo contrário, eu me sentia atrofiando. Sentia que estava encolhendo, sendo sufocada pelas coisas do mundo.

Teve uma hora que parei e pensei: peraí! Algo precisa ser mudado! Tirei férias da minha vida pra poder olhá-la por fora e me dei conta de que estava levando todo mundo nas costas: toda a minha família, as angústias que amigos próximos partilhavam, problemas do trabalho e minhas próprias questões. Existiam milhares de situações em que eu me sentia responsável, e por mais que eu me desse por inteiro pra resolvê-las, eu não podia salvar ninguém.

Me levantei com força e me posicionei com postura. Existe um limite para aquilo que posso fazer. Primeiro, troque a palavra “culpa” por “responsabilidade”, pra conseguir enxergar que a maioria daquelas questões não eram minha responsabilidade. Minha ajuda não deve ser dispensada, mas eu não sou responsável pela situação.

Sem duvidas, foi e continua sendo um desafio pra eu conseguir ajudar as pessoas sem me envolver por inteiro a ponto de não fazer bem. Mas vou jogando fora culpas que não são minhas, e lidando com aquilo que é minha responsabilidade sem carregar peso. Uma vida mais leve é uma brisa sorridente que chega sem avisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação.
Será excluído qualquer comentário que declare preconceito ou que seja ofensivo e pejorativo.

CF/88: Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Camille Reis. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design